Home / Noticias / Por que alguns jovens e adultos precisam de Cirurgia Ortognática?

Por que alguns jovens e adultos precisam de Cirurgia Ortognática?

Algumas nomenclaturas no campo da medicina e da odontologia não são facilmente compreendidas por serem de origem técnica, inclusive os procedimentos cirúrgicos. Você sabia que alguns jovens e adultos precisam fazer a Cirurgia Ortognática?

O procedimento cirúrgico odontológico consiste em restabelecer um padrão facial normal em jovens e adultos que eventualmente apresentem um desenvolvimento ósseo facial fora da normalidade.

Como é feita a cirurgia?

De acordo com a especialista Dra. Cristina Jardelino, do CDF Rio – Centro de Deformidades da Face do Rio de Janeiro, “antes da cirurgia os pacientes passam por um tratamento com aparelho ortodôntico , no qual, se movimenta os dentes a uma nova posição , alinhando e nivelando , preparando assim, para a cirurgia. Logo após esse procedimento, o cirurgião bucomaxilofacial reposiciona os maxilares para que os dentes se ajustem entre si de forma apropriada. Em alguns casos podem ser adicionados ossos, retirados ou redimensionados. Placas de titânio, parafusos, fios e elásticos devem ser usados para assegurar o posicionamento maxilomandibula”.

Dieta pós-cirúrgica

O especialista Dr. Alexandre Maurity indica uma dieta especial que pode incluir tanto pastosos quanto líquidos, além de uma programação de retorno à dieta normal. “Deve-se evitar produtos ligados ao tabaco e qualquer atividade fisicamente estressante” até que se oriente a liberação para tal atividade, indica.

E dói?

O Dr Bruno Chagas que também compõe a equipe do CDF Rio – Centro de Deformidades da Face do Rio de Janeiro informa que quaisquer dores após uma cirurgia ortognática são facilmente controladas através de medicação e em geral os pacientes podem voltar as suas atividades laborais no período de uma a seis semanas após a cirurgia. “Normalmente, após a cirurgia , os pacientes apresentam dormência em algumas das regiões operadas, porém reversível num período que varia , entretanto, essa dormência evita a dor”, relata.

O tratamento inclui um registro atualizado, com raios-x, tomografia computadorizada, fotos e moldes dos dentes que são escaneados, realizados para ajudar no direcionamento da cirurgia. É importante lembrar que assim como todo procedimento cirúrgico, no CDF Rio – Centro de Deformidades da Face do Rio de Janeiro, a cirurgia ortognática é realizada sob anestesia geral e tem duração média de 1-5 horas dependendo da necessidade do procedimento.

Serviço:

CDF Rio – Centro de Deformidades da Face do Rio de Janeiro

Dr. Alexandre Maurity

Dr Bruno Chagas

Dra. Cristina Jardelino

(21) 3394-5084/2161-0948

cdfriodejaneiro@gmail.com

www.cdfrio.com.br

Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais

Centro de Deformidades da Face- RJ

Barra da Tijuca – Av das Américas, 1155 – Sl1308

Campo Grande – Rua Olinda Ellis, 93 – Hospita oeste D’or

Bangu – Rua Francisco Real, 752 – Hospital de Clínicas de Bangu

Niterói – Rua Aurelino Leal, 40 – 3º Andar | Rua Coronel Moreira Cesar, 26

Icaraí – Trade Center, Sala 1101

Top