Home / Event / Implantes Dentários

Implantes Dentários

Implantes Dentários
Mar
2

implantesDentarios

COM UMA TAXA DE SUCESSO GERAL DE CERCA DE 95% E QUASE 50 ANOS DE PESQUISA CLINICA POR TRAS, OS IMPLANTES DENTARIOS SÃO FREQUENTEMENTE A MELHOR OPÇÃO DE TRATAMENTO PARA DENTES PERDIDOS

Ao invés de fazer uso das gengivas como nas dentaduras ou usar dentes adjacentes como nas pontes fixas, os implantes dentários são substitutos de longo prazo cirurgicamente colocadas no osso. Visto que obter implantes dentários começa com um procedimento cirúrgico, é inteligente escolher um cirurgião bucomaxilofacial para cuidar de você.

UMA SOLUÇÃO DE LONGO PRAZO PARA RECOLOCAR SEUS DENTES PERDIDOS

As estatísticas mostram que 69% dos adultos entre 35 – 44 já perdeu ao menos um dos dentes permanentes em um acidente, doença da gengiva, uma raiz de canal ruim ou deterioração dos dentes.Antigamente estes pacientes não tinham alternativa senão colocarem uma ponte fixa ou prótese removível que restabelecesse sua capacidade de comer, falar de maneira clara e sorrir. Hoje em dia, no entanto, há outra opção, cada vez mais popular, para pacientes com dentes permanentes faltantes. 

Avanços na tecnologia, materiais e  métodos de tratamento fazem dos implantes  uma opção viável para praticamente qualquer um que esteja buscando a reposição de um dente faltante e estes mesmos avanços fazem do implante um processo mais rápido.

Mesmo com mais de 20 anos de serviço, os primeiros implantes dentários realizados por cirurgiões bucomaxilofacial nos EUA continuam a funcionar a pleno vapor. Mais importante ainda, os que receberam aqueles primeiros implantes ainda estão satisfeitos por terem feito a escolha certa. Se cuidados de forma apropriada, os implantes dentários podem durar muitos anos.

UMA OLHADA MAIS DE PERTO NAS OPÇÕES

Ao invés de colocadas sobre a gengiva como prótese removível, ou de usarem dentes adjacentes como pontes fixas, os implantes dentários são na verdade posicionados sobre o osso maxilar.

Compostos de metal de titânio, que “se funde” ao osso maxilar através de um processo chamado “osseointegração”, os implantes dentários nunca escorregam ou fazem ruídos desconcertantes que avisam do fato de você ter dentes postiços, e nunca se deterioram como os dentes amparados por pontes fixas. Já que os implantes dentários “se fundem” ao osso maxilar, a perda óssea geralmente não é um problema. Um implante dentário projetado de forma a substituir um único dente é composto de três partes: o implante de titânio que se funde ao osso maxilar, o pilar dental, que se adapta a porção do implante que fica saliente da gengiva, e a coroa dentaria, criada por um dentista restaurador e aplicada sobre o pilar dental para dar uma aparência mais natural.

Pontes fixas e prótese removível com frequência acarretam um bom número de problemas e inconvenientes. Prótese removível podem escorregar e causar sons desconcertantes enquanto se come ou fala. Ou, ainda mais preocupantemente, as pontes fixas com frequência prejudicam os dentes adjacentes saudáveis aos quais estão ligados e as próteses podem levar à perda óssea na área na qual o dente  ou dentes estão faltando. A deterioração recorrente, doença periodontal (gengiva), e outros fatores, com frequência levam a um precoce mal-funcionamento da ponte. Por estas razões, as pontes fixas e próteses removíveis geralmente precisam ser trocadas a cada 7-15 anos.

Muitas pessoas que perderam apenas um dente optam por uma ponte fixa, mas a ponte pode requerer que se corte dente adjacente saudável que pode ou não necessitar ser restaurado no futuro. Junte-se a isto o custo adicional de se ter que reposicionar a ponte uma, duas ou mais vezes durante a vida. de forma similar, uma prótese removível parcial pode contribuir com a perda de dentes adjacentes.

CONDIÇÃO MÉDICA PRÉ-EXISTENTE

Se você tem uma rotina de tratamento dentário pode geralmente colocar um implante. Apesar de certos cuidados serem aconselháveis em situações específicas, os pacientes com certas doenças tais como pressão alta arterial e diabetes são com frequência bem sucedidos em 

tratamento de implantes dentários.

DOENÇA DA GENGIVA E DENTES PROBLEMÁTICOS

Quase todos os implantes realizados em pacientes com doença periodontal ou dentes deteriorados foram bem sucedidos.

AQUELES QUE ATUALMENTE USAM PARCIAIS OU DENTADURA

Os implantes podem substituir pontes removíveis ou dentaduras, sendo muito mais confortáveis.

FUMANTES

Apesar de o fumo diminuir a taxa de sucesso dos implantes, ainda assim não elimina as chances de se conseguir um.

TERAPIA DE BIOFOSFONATO

Estudos recentes revelaram a ligação entre o uso intravenoso, e num nível menor, do uso oral de medicamentos a base de biofosfonato a longo prazo e uma condição degenerativa conhecida como:

Osteonecrose do Maxilar Associada a Biofosfonato   (BRONJ1 ) 

Certifique-se de relatar a seu cirurgião bucomaxilofacial caso esteja sob tratamento com biofosfonato antes de agendar qualquer cirurgia oral , incluindo a colocação de implantes dentários.

O implante dentário em crianças geralmente não é realizado até que seus maxilares tenham acabado de crescer. Há, no entanto, algumas situações nas quais os implantes dentários seriam apropriados, como por exemplo quando são parte do plano de tratamento ortodôntico dacriança. Nestes casos, o ortodontista ou dentista da família poderá orientá-lo.

DENTES EM UM DIA?

A colocação de implantes dentários avançou ao ponto de coroas temporárias poderem ser colocadas imediatamente nos implantes. Em geral, se refere a este procedimento como “provisionamento imediato”. 

A grande vantagem disto é que se o implante foi feito numa parte muito visível da boca, não haverá espaço ou buraco a mostra quando você rir ou conversar. Entretanto há algumas considerações e restrições. Ainda será preciso fazer coroas personalizadas e coloca-las quando o implante se estabilizar por completo. E as coroas temporárias não são apropriadas para todos os casos.

Quando se tenta implantar dentes que substituam aqueles que suportam a maior pressão, ao se mascar chicletes, por exemplo, a coroa temporária provavelmente não será eficaz. Felizmente, os dentes na área estética de seu sorriso são aqueles que sofrem a menor pressão.

Todos os planos de tratamentos e procedimentos são feitos sob medida para cada individuo e seu cirurgião bucomaxilofacial do CDF lhe ajudará a projetar o plano de implante dentário que for melhor na sua situação especifica.

IMPLANTES DENTÁRIOS SÃO UM TRABALHO DE EQUIPE

Os implantes dentários combinam o melhor da ciência e da tecnologia incluindo uma abordagem em equipe que leva em conta varias disciplinas. Um implante bem sucedido requer que todas as partes envolvidas; o paciente, o dentista restaurador que faz a coroa para o implante e o cirurgião bucomaxilofacial, que coloca cirurgicamente o implante , sigam cuidadosamente um plano de tratamento. Todos os membros da equipe de implante permanecem em contato próximo um com o outro para certificarem-se de que todos entendam claramente o que precisa ser feito para satisfazer as expectativas do paciente. 

A equipe é organizada tão logo se decide fazer o implante.  Logo após uma avaliação, que inclui um exame completo, estudos de imagem e uma entrevista com o paciente e reunião da equipe de implante, o cirurgião bucomaxilofacial disporá cirurgicamente dos pilares ou implantes, no maxilar do paciente.

Após a estabilização do implante no maxilar, o dentista restaurador prepara uma moldagem e esta será usada para fazer as coroas dentarias.O trabalho em equipe continua muito tempos após o implante e a coroa terem sido colocados. Exames de acompanhamento são vitais, tanto com o cirurgião bucomaxilofacial quanto com o dentista restaurador, e se registra o processo cuidadosamente num gráfico ou organograma. Tanto o cirurgião bucomaxilofacial quanto o dentista restaurador continuarão a trabalhar com o paciente para lhe fornecer o mais elevado cuidado pós-cirúrgico.

VOCÊ SE CANDIDATA A IMPLANTES?

Quer você seja jovem, de meia-idade ou um adulto mais velho, quer você necessite recolocar um, muitos ou todos os seus dentes, há sempre uma solução de implante dentário para você. Geralmente excetuando-se crianças em fase de crescimento, o implante dentário é a solução escolhida por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas com as seguintes preocupações de saúde:

Perda de tecido mole e osso:

A perda de osso e tecido mole não é incomum entre pessoas que perderam dentes ou que tiveram doença da gengiva. os cirurgiões bucomaxilofaciais são treinados e tem experiência em enxertar (reconstruir) tanto o osso para segurar o implante de forma segura, quanto o tecido que se fizer necessário para uma aparência natural e estética que parece a seu próprio dente.

Nós do CDF estamos a disposição para a realização de tratamentos unitários ou totais com implantes osseointegrados.

Top