Home / Área de Atuação / Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial

Disfunção Temporo Mandibular e Dor Orofacial

DISFUNÇÃO TEMPORO MANDIBULAR E DOR OROFACIAL

Os cirurgiões bucomaxilofaciais são também treinados no diagnostico e tratamento da disfunção das articulações temporomandibulares (ATMs). Uma causa comum de dor facial é a disfunção da ATM. Localizada na junção entre a  mandíbula e o crânio, a ATM é a articulação que torna possível a mandíbula se movimentar e funcionar. Disfunções temporomandibulares (DTM) mostram uma série de sintomas que podem incluir: dor de ouvido, dor de cabeça, zumbido, ruído e limitações de movimento. 

As causas da DTM podem ser degenerativas (osteoartrite), traumática (deslocamento de cartilagem ou lesões), inflamatórias (artrite reumatoide), ou relacionadas ao estresse. Alguns pacientes também reclamam de uma combinação de dores musculares. O bruxismo que e o habito de ranger os dentes durante o sono, também e um fator importante e pode estar associado as DTMs. 

Para diagnosticar e tratar do problema apropriadamente, o cirurgião bucomaxilofacial do CDF conduzira um exame clinico e fará uso de certos procedimentos diagnósticos, incluindo estudos de imagem (radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética). Em geral, o primeiro passo é uma abordagem manejo não-cirúrgica (dieta leve, drogas anti-inflamatorias e relaxantes musculares, terapia física e/ou placas miorelaxantes). Para outras situações, uma cirurgia da ATM talvez seja a opção apropriada. 

A lise e lavagem e a Cirurgia Artroscopica da ATM são processos minimamente invasivos com eficácia comprovada em resolver certas condições envolvendo a DTM. Cirurgias das ATMs mais complexas podem ser recomendáveis em certos casos avançados.

atm1

FUNÇÕES DAS ATMs

ATM – Posição fechada normal. O osso da mandíbula é separado do crânio por um disco macio (menisco) que age como uma almofada quando você mastiga, fala ou engole.

ATM – Posição aberta normal. O disco acompanha o condilo mandibular realizando os movimentos normalmente.

ATM – Anormal – O disco é luxado para a frente, fazendo com que as estruturas ósseas se comprimam evoluindo para dor e limitação de abertura bucal.

Nos casos de degeneração condilar, meniscal ou doenças degenerativas, os substitutos das ATMs (Proteses das ATMs) poderão ser eficazes, porém deverão ser altamente analisadas antes da sua indicação final.

Os Cirurgiões do CDF Rio estarão a disposição para esclarecimentos.

Top