Home / Área de Atuação / Cirurgia Reconstrutiva

Cirurgia Reconstrutiva

CIRURGIA RECONSTRUTIVA

cirurgiareconstrutiva

Estruturas ósseas inadequadas no maxilar e na mandíbula podem resultar de lesões ou trauma, da cirurgia de um tumor, ou do desgaste de longo prazo da dentição. Usando-se enxertos ósseos quer do próprio paciente quer de substitutos ósseos, o cirurgião bucomaxilofacial do  CDF  pode melhorar tanto a quantidade quanto a qualidade do tecido duro. Enxertos de pele e correções no tecido mole podem ser usadas para se melhorar a arquitetura do tecido mole na região bucomaxilofacial.

Através da cirurgia reconstrutiva da boca, pode-se contribuir para uma base sólida para a reabilitação dental, que por sua vez ajudará na nutrição e na fala. Se o paciente for candidato a um implante dentário, estes podem ser usados para a recolocação de dentes perdidos ou outras estruturas. Os implantes também podem ser usados para ancorar próteses bucais ou faciais.

As reconstruções ósseas podem ser realizadas através de levantamentos dos seios maxilares com osso sintético e osso autogeno (da própria pessoa), reconstruindo o defeito em altura e utilizando blocos ósseos autogenos tanto da mandíbula (em menor quantidade) como do osso iliaco (em grande quantidade), para reconstruir a largura. Essas reconstruções são realizadas para posterior reabilitação oral com implantes osseointegrados.

Reconstruções de face e de crânio poderão ser realizadas com próteses customizadas. Nesses casos há vários materiais no mercado atualmente.

Os cirurgiões do CDF poderão esclarecer com maiores detalhes essas considerações.

Top