Home / Área de Atuação / Cirurgia Ortognática – Cirurgia para Correção de Deformidade Facial

Cirurgia Ortognática – Cirurgia para Correção de Deformidade Facial

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

“Cirurgia para correção de deformidade facial”

A cirurgia corretiva da maxila e mandíbula, também conhecida como Cirurgia Ortognática é utilizada para corrigir uma ampla gama de irregularidades odontológicas e esqueletais. Do grego “ortho” que significa “reto” e “gnático” que significa “mandíbula”, a cirurgia

ortognática é realizada por cirurgiões bucomaxilofacial para reposicionar a maxila, mandíbula e dentes e melhorar funções tais como mastigação, fala e respiração.

 

Quem pode se beneficiar de uma cirurgia corretiva de maxilar?

As pessoas que podem se beneficiar de cirurgias corretivas dos maxilares incluem aqueles que tem incorreção de mordida (má oclusão dentária) resultante do desalinhamento dos ossos maxilomandibulares.

A ortodontia pode comumente corrigir a mordida, ou “oclusão”, porém quando há problemas esqueléticos talvez seja necessário uma cirurgia corretiva maxilomandibular . Estas alterações no crescimento ósseo poderão ser tratados na fase de crescimento ósseo através de ortopedia funcional dos maxilares (com aparelhos removíveis).

 

Avaliando sua necessidade de uma cirurgia corretiva de maxilar

Seu cirurgião bucomaxilofacial trabalhará em equipe com seu ortodontista. O dentista manterá sua saúde bucal durante seu tratamento ortodôntico e cirúrgico. Seu ortodontista alinha seus dentes antes da cirurgia e faz os ajustes finais após a cirurgia. Nós do Centro de Deformidade Facial determinaremos o procedimento cirúrgico mais apropriado e realizaremos a cirurgia propriamente dita.

 

Deformidades dentofaciais comuns

As deformidades dento faciais comuns incluem mordida aberta anterior, prognatismo (classe III) e retrognátismo ou classe II. O cirurgião bucomaxilofacial realiza a cirurgia de correção maxilomandíbular para levar o paciente a uma relação esqueletal mais equilibrada e funcional.

A decisão de se submeter a uma cirurgia de correção dos maxilares deve ser um compromisso a longo prazo para você e sua família. A cirurgia ortognática é apenas uma parte do processo que costumeiramente incluirá a ortodontia antes e após a cirurgia e pode levar anos até sua conclusão. Seu cirurgião bucomaxilofacial e ortodontista entendem a dedicação que se requer de pacientes que se submetem ao tratamento e não medirão esforços para avaliarem com precisão o tempo necessário para se finalizar o processo.

 

Mordida Aberta

Classe II

 

Classe III

 

As situações que podem recomendar a necessidade de uma cirurgia ortognática podem incluir as seguintes:

• Dificuldade em mascar ou morder o alimento

• Dificuldade em engolir

• Dores crônicas na mandíbula ou sua articulação (ATM), e dores de cabeça

• Desgaste excessivo dos dentes

• Mordida aberta (espaço entre os dentes superiores e inferiores ao fechar a boca)

• Aparência facial em desequilíbrio a partir do lado do rosto ou da frente

• Lesão facial ou defeito de nascença

• queixo retraído

• mandíbula saliente

• incapacidade de fazer os lábios se tocarem sem esforço

• respiração crônica pela boca e boca seca

• apneia do sono (problemas respiratórios durante o sono, incluindo o ronco)

 

Preparando-se para uma Cirurgia Ortognática

Antes da cirurgia um aparelho ortodôntico movimentará seus dentes a uma nova posição que proporcionara que eles se ajustem entre si após a cirurgia. Neste ponto do processo você talvez ache que as coisas estão piorando. Quando seu cirurgião bucomaxilofacial reposicionar sua mandíbula após a cirurgia, no entanto, notará que seus dentes se ajustam entre si de forma apropriada.

Quando seu tratamento ortodôntico pré-cirúrgico estiver próximo do fim e antes da cirurgia, um registro adicional ou atualizado, incluindo raios-x, tomografia computadorizada, fotos e moldes de seus dentes, serão realizados para ajudar no direcionamento da cirurgia. A cirurgia ortognática será realizada sob anestesia geral num hospital, no centro cirúrgico. A cirurgia pode levar de 1-5 horas para terminar dependendo do procedimento a ser realizado.

 

O Procedimento Cirúrgico

 Seu cirurgião bucomaxilofacial do CDF  reposicionará os ossos da região maxilomandíbular de acordo com suas necessidades especificas.

Em alguns casos podem ser adicionados ossos, retirados ou redimensionados. Placas de titânio, parafusos, fios e elásticos devem ser usados para assegurar o posicionamento maxilomandibular.

Costumeiramente são feitas incisões na boca para reduzir cicatrizes visíveis.

Após a cirurgia será realizada instruções de uma dieta especial que pode incluir tanto sólidos quanto líquidos, e uma programação para sua volta a dieta normal. Deve-se evitar produtos ligados ao tabaco e qualquer atividade fisicamente estressante.

Quaisquer dores após uma cirurgia ortognática são facilmente controladas através de medicação e em geral os pacientes podem voltar as suas atividades laborais num período de uma a três semanas após a cirurgia, dependendo de como estejam se sentindo. Apesar de o período de cura inicial ser de cerca de seis semanas.

Aproveite os Benefícios

A cirurgia ortognática move sua maxila, mandíbula e dentes a uma posição de maior equilíbrio, funcional e saudável. Apesar do objetivo da cirurgia ser melhorar sua mordida e função, alguns pacientes também sentem melhoria em sua aparência e fala.

Procure e tire suas dúvidas com os cirurgiões do CDF Rio.

Top